Esta segunda sequência didáctica é a versão aperfeiçoada da 1ª e foi realizada pela equipa de trabalho da EBS da Graciosa: Andrea Ávila e Cláudia Bettencourt. 2ª sequência didáctica
Andrea Filipa Bettencourt e Melo de Ávila nasceu na solarenga hora de almoço do dia 8 de Agosto de 1977, no Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, contrariando as tendências da época que, por obrigação das circunstâncias, levavam a grande maioria das futuras mães (as que conseguiam chegar a tempo!) à ilha Terceira, o que ainda hoje se mantém, trinta e poucos anos volvidos.
Completou o 3º ciclo do Ensino Básico na EB da Graciosa, tendo depois rumado à ilha do Faial, aos 15 anos, para prosseguir os estudos secundários.
Posto isto, integrou o Curso de Português e Francês (via ensino) na Universidade dos Açores.
Em 2000/ 2001 estagiou na ES Domingos Rebelo, tendo desde então passado por escolas como a ESPJ Emiliano de Andrade, na ilha Terceira, ES Manuel de Arriaga, na cidade da Horta, onde viria a ser colega de alguns dos seus professores mais marcantes, EBS Cardeal Costa Nunes, na Madalena do Pico. Em 2007 anos passou a integrar o Quadro de Nomeação Definiva da EBS da Graciosa.
Foi também há 3 anos que completou a sua condição de mulher:nasceu o Lourenço, no dia 29 de Março de 2007, pelas 9h26m no Hospital da Horta.
E mais...? Logo se verá!
Neste delicioso livro, Pennac leva-nos a um tipo de reflexão pouco comum: entender a escola e os alunos do ponto de vista do mau aluno. Descreve-nos algumas recordações autobiográficas reflectindo, simultaneamente, sobre questões de pedagogia.
"Devíamos inventar um tempo especial para a aprendizagem. [...] Estou aqui, nesta sala de aula, e compreendo, finalmente! Já está! O meu cérebro difunde-se pelo meu corpo: encarna-se. Quando tal não acontece, quando não compreendo nada, desmorono-mo, desintegro-me no tempo que não passa, desfaço-me em pó e o mínimo sopro espalha-me. Simplesmente, para que o conhecimento tenha alguma possibilidade de se encarnar no presente de uma aula, importa deixar de brandir o passado como uma humilhação e o futuro como um castigo." Estatisticamente tudo se explica, pessoalmente tudo se complica.